"LULA, O FILHO DO BRASIL" GERA REBU"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


O filme “Lula, o Filho do Brasil” está criando o maior rebu na política e na imprensa. O jornal O Globo desta quinta feira destinou generoso espaço para abordar a questão, denunciando que, empresas (empreiteiras) que trabalham para o governo da União doaram R$10,8 milhões para o filme, “numa ação incomum de mercado, pois não terão direito de descontar o patrocínio no Imposto de Renda, como permitiria a Lei Rouanet”. São 18 empresas doadoras. Algumas, segundo o jornal, fizeram “doações ocultas” recusando-se a aparecer na lista. Entre os patrocinadores aparecem as baianas (nem tanto) Odebrecht e OAS, a Camargo Corrêa (que integra o consórcio do metrô de Salvador), a Volkswagen, a Hyundai, a francesa de energia elétrica GDF Suez, a Souza Cruz, Ambeve e até o SENAI, que compõe o chamado “sistema S”. Ainda de acordo com a publicação, a Odebrecht compõe o consórcio que constrói a usina hidrelétrica de Santo Antônio. A Camargo Corrêa participa das obras da usina de Jirau. A OAS executa obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Alguns aliados de Lula reconheceram que o filme “ajuda”, os analistas também vêm no filme a ser exibido em ano de campanha uma ação política eleitoral e os oposicionistas soltam fogo pelas ventas.
(Samuel Celestino).

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